terça-feira, 7 de agosto de 2012


Tendo-se iniciado no dia anterior a observação no Centro Juvenil, e até alguma intervenção,  hoje o dia foi para oficialmente iniciar os nossos projectos.

Alguns começaram o dia às 6 horas da manhã acompanhando as laudes e a missa, como é habitual diariamente.

Hoje o dia foi muito positivo, dada a aprendizagem verificada de uma forma bidireccional. Partilhámos os nossos conhecimentos e a nossa grande vontade de implementar projectos novos, e recebemos vontade de aprender e feedback com um contexto divergente do Europeu. Isto ajudou-nos a crescer e obrigou a sair do nosso padrão de formatação para nos inserirmos numa outra forma de estar cultural.

Um exemplo foi um acontecimento do dia, onde houve um frequente corte de luz e água e foi necessário interromper tarefas onde a energia era essêncial, dando lugar aos trabalhos manuais. Por outro lado também positivo, porque todos assim contribuiram para a decoração da Escolinha, onde recortaram-se as mãos decalcadas através da pintura, dos meninos e das meninas, e depois pendurados. A escolinha ficou mais bonita... as crianças amanhã irão agradecer.

Antes do almoço a Marta, Gonçalo, Rúben e Halszka foram até o mercado para a compra de alguns artigos, onde encontraram alguns elementos habituais, sendo exemplo as badgias (bolinhos de feijão com piri-piri);  gulamo djamo (género de malassadas); amendoins torrados; vários tipos de feijão; legumes; roupas; artigos de higine e ratinhos pretos em molhinho “mutxoro”. Tendo sido frequentemente acompanhados por pessoas da localidade e a serem chamados por “mukunia”, ou seja branco (pois a presença de pessoas de raça branca no mercado não é habitual).

O dia foi então finalizado com a aula de Dança Criativa orientada pela Marta e pela Nélia, com sucesso entre os jovens, às 18h.



Marta Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário