segunda-feira, 6 de agosto de 2012

6 de Agosto - Início de actividades


O dia começou bem cedo com as Laudes, seguido de missa onde foi celebrado o dia da Transfiguração do Senhor. Durante a homilia foi referido pelo Pe. Onorio que a presença dos voluntários na Missão do Alto Molócué pode ser considerada a procura de uma possível forma de transfiguração.
Foi o dia em que os voluntários iniciaram os seus trabalhos de intervenção no Centro Juvenil: a Isabel e o Gonçalo estiveram ocupados a verificar o estado dos computadores da Sala de Informática; a Nélia, a Marta e a Marlin estiveram a realizar actividades na Escolinha; a Cláudia esteve a dar apoio aos alunos que frequentam a Biblioteca; o Pe. Juan esteve a supervisionar o grupo e ocupado com alguns afazeres religiosos relacionados com os frequentadores da Missão, também  participou no jogo de volei. Para finalizar o primeiro dia de trabalho, a Marta orientou uma aula de aeróbica e dança, onde os jovens em conjunto com os restantes voluntários divertiram-se imenso.
Tivemos oportunidade de visitar o rio Molócué, acompanhados pelo Rubén (“que já conhece os cantos à casa”), também voluntário que já se encontra na missão acompanhado pela Halska desde o mês de Abril. Neste passeio tivemos oportunidade de conhecer o bairro vizinho da Missão e observar algumas das tarefas do dia-a-dia dos habitantes locais. É no rio que as mulheres lavam a roupa e fazem a sua higiene em conjunto com as crianças, enquanto que os homens tomam banho sempre a montante.
Ao fim da tarde a comunidade local reuniu-se para receber a visita do Bispo do Gurué, Dom Francisco, que permanecerá cá durante o mês de Agosto. Foi recebido em clima de festa que é tão característico do povo moçambicano: canções, batuques, palmas e muita dança.
O Pe. Elia Ciscato regressou hoje a Nampula, após nos ter acompanhado durante estes primeiros dias. O seu testemunho riquíssimo sobre a cultura Lomwé foi e é importante para a nossa integração no meio onde estaremos a intervir diariamente durante este mês.
Após o jantar, o Pe. Juan pegou na viola e com a sua alegria contagiante tocou e cantou o seu vasto reportório, acompanhado pelos voluntários.

Cláudia Sá

Sem comentários:

Enviar um comentário