quinta-feira, 9 de agosto de 2012


A primeira atividade do dia, de carácter facultativo, iniciou-se com a missa realizada pelo Padre Onorio.  A palavra sagrada para o dia de hoje abordava a nova aliança entre o Homem e Deus, proclamada pelo profeta Jeremias. A manifestação do Amor do Homem para com Deus não será somente através das aparências externas, mas estará inscrito na sua Alma e no seu Coração, na sua disponibilidade interior.

E foi neste contexto do apelo do salmista em cultivar um coração puro e generoso para Amar Deus, que o grupo de voluntariado foi convidado a mais um dia de serviço, no Centro juvenil do Padre Dehon, nas diversas atividades os quais estão distribuídos, segundo as suas capacidades.

Na Escolinha, onde estão envolvidas trinta e sete crianças com  idades compreendidas entre os três e os cinco anos e dois professores que frequentemente as acompanham, no dia de hoje os voluntários  realizaram diversas estratégias de aprendizagem lúdico pedagógicas com as crianças. As técnicas aplicadas foram: dança, canções, jogos, pintura. Na parte da tarde o trabalho continuou, mas desta vez para "transfigurar" a sala 2 da Escolinha, mesas e cadeiras foram pintadas com diversas cores.

De igual forma, houve aulas de Música e de Saúde do Corpo Humano e assistência a biblioteca. Na  informática continuam as configurações e atualizações dos computadores existentes.

Relativamente as aulas de Dança, nesta quinta feira foi a vez do grupo de dança (Zouk) do Alto Molocué partilhar a sua experiência musical e artística com o grupo de voluntariado. Este encontro foi além de muito alegre, extremamente enriquecedor, dado ao intercâmbio cultural e ao sentimento de amizade resultante de um ambiente de fraternidade.

Assim finaliza-se mais um dia de aventura, relembrando as palavras  com que começamos o dia de hoje: aqueles que forem Puros de Coração serão aqueles que desfrutarão de uma profunda experiência com Deus, tal como está escrito na Bíblia « Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 22,37). Nesta frase encontram-se três palavras fundamentais, Felicidade, Puros de Coração e Deus. De facto e de acordo com Pe. Adérito Barbosa (2008) "o desejo de ser feliz parece estar gravado no mais profundo do nosso coração (...) uma felicidade duradoira, do aqui e agora".
Marlin

Sem comentários:

Enviar um comentário