sábado, 18 de agosto de 2012

18 de Agosto

Neste dia o grupo de voluntariado foram convidados pelo Centro Juvenil do Padre Dehon, a participar numa reunião que envolvia os Jovens do Bairro do Alto Molucué.
Nesse encontro foi debatido o significado da parceria entre a IBIS (Projeto de Apoio a Centros Comunitários) e o Centro Juvenil. Segundo o coordenador do centro esta associação irá trazer benefícios não só no aspecto financeiro, mas como também para aquisição de técnicos credenciados para a educação das crianças da Bairro do Alto Molucué.
Neste mesmo encontro os voluntários apresentaram-se ao Público Alvo (conjunto de jovens e crianças) e participaram em atividades de grupo junto com estes, discutindo alternativas e sugestões futuras a aplicar no Centro Juvenil de modo a promoção da educação e da melhoria da qualidade de vida das crianças e dos jovens desta comunidade. As ideias propostas pelo grupo de voluntários foram registadas para posteriormente serem analisadas pelos responsáveis do Centro Juvenil do padre Dehon.
Os jovens que se envolveram neste convívio demonstraram ser participativos, interessados, com sentido crítico e uma boa atitude de cooperação de uns para com os outros. Apesar dos inúmeros fatores de ordem política, económica e social envolvente que os impedem de ter no futuro uma vida digna: desestruturação das famílias; conflitos políticos que conduziram a períodos de guerra sucessivos e de muitos anos, fruto do egoísmo e da ambição, geradora de destruição; a corrupção, palavra obrigatória, está sempre presente, e é um dos fatores responsáveis pelas desigualdades sociais significativas, que fazem com que uns vivam com oportunidades a mais enquanto que outros não tenham nenhuma ESPERANÇA de ter novas chances de vida.
 As atividades dos voluntários continuam e desta vez a próxima tarefa realizada foi a limpeza mais profunda dos próprios aposentos. Esta limpeza é programada, por nós os voluntários, para ser realizada de oito em oito dias.
E como a missão dos voluntários no Centro Juvenil do Padre Dehon é essencialmente a Educação e a Formação da População Juvenil, sobretudo por ser aquela que mais precisa de apoio e que a partir dela resulta adultos responsaveís, ainda foi realizada a aula de Dança (orientada pelo Gonçalo e a Marta) que é motivo de muita alegria e de interesse por parte destes.
E assim o grupo de voluntariado finaliza mais um dia, que é Feliz porque a sua a sua missão foi e é fazer FELIZ aos outros, sobretudo as crianças/jovens, que apesar das limitações com que se deparam, o espírito de alegria se mantem vivo no seu interior e isso se manifesta claramente através dos seus rostos e atitudes. Assim como argumentou e afirmou Jesus a dois mil anos atrás: ''Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus'' ,(Mt 19,13-15)
E de forma conclusiva e relembrando as palavras do Padre Dehon sobre a importância da educação: Numa alma a educação ou a cultura moral corrigem muitos defeitos”.

Marlin Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário