sábado, 25 de agosto de 2012

Dia de festa no Centro Juvenil

Hoje, sábado, 25 de agosto... começa a chegar ao fim a nossa estadia no Alto Molócuè.
Como vamos já amanhã, hoje foi dia de festa quer no Centro Juvenil Padre Dehon, quer na comunidade religiosa.

A tarde de hoje no Centro Juvenil foi algo de muito especial. Houve uma festa cultural que envolveu muitos grupos, desde artistas musicais, grupos de dança, teatro e uma banda convidada. Depois dos devidos atrasos de organização e montagem de material lá começou a festa. Um salão repleto de crianças em primeira fila e muitos jovens das redondezas. Sobretudo para as crianças foi um momento úncio e isso viamos nos seus olhos e na forma como por várias vezes, aproveitando o ritmo da música, davam fabulosos passos de dança expontâneos.
O destaque desta tarde vai para dois grupos, poderiamos dizer de participação muito especial. Em primeiro lugar o grupo dos voluntários presenteou a plateia com uma tradicional rapsódia madeirense, liderados pela dança da Nélia e da Cláudia, ou não fossem elas membros do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha.
O segundo destaque vai para o grupo de dança do Centro Juvenil, que se formou com a nossa presença cá. Devido ao esforço e ensaios da Marta foi possivel organizar um grupo de crianças que apresentou algumas dança para a plateia: uma dança irlandesa e um samba. O resultado foi muito bom e de grande alegria e satisfação para as crianças envolvidas.

Hoje também foi o nosso último jantar com a comunidade religiosa do Alto Molócuè. Por isso os voluntários prepararam um delicioso jantar com gosto à Madeira. O menú foi carne de vinha d'alhos e para entrada umas saborosas arepas com recheio de frango. Para concluir esta magnifica refeição nada melhor para sobremesa como uns cristos, confeccionados pela artista dos doces Isabel. Foi de comer e chorar por mais.
Para preparar uma tão elaborada refeição a azáfama na cozinha começou logo de manhã com o corte da carne de um leitãozinho comprado aos irmãos Maristas de véspera. O leitão não era muito grande mas chegou para o jantar. Poderemos dizer que foi um delicioso momento de despedida.

Para acabar a noite em grande alguns dos voluntários ainda tiveram coragem para ir até ao Céu Azul para um jogo de bilhar, acompanhados pelo nosso amigo brasileiro Rodrigo. Um momento de descontração... a certa altura tomamos conta do bilhar, uma vez ganhava um, uma vez outro e assim por diante.
É com este cheirinho a uma experiência que parece ter passado a correr e já nos preparando para as últimas despedidas de amanhã que fomos para as nossas palhinhas...

Sem comentários:

Enviar um comentário