domingo, 5 de agosto de 2012

Hoje, domingo dia 05 de Agosto deslocámo-nos a 2 diferentes localidades logo pela manhã.O grupo de voluntarios dividiu-se em 2 semi-grupos: padre Juan, Gonçalo, Isabel e a Marta, com a companhia do padre Damião, deslocaram-se à comunidade Muriko - Namulha. O outro grupo de voluntários: Nélia, Claudia e Marilin foram até à comunidade Muriko-Ntxone ,com a presença do padre Onorio.
Pela tarde quando nos reencontramos, fomos de opinião geral que regressamos mais ricos a nivel pessoal e social.
Em Muriko-Ntxone a cerimonia dominical, foi celebrada alegremente com a realização de 3 casamentos e 30 batismos. Os noivos apresentavam-se com a seguinte indumentária: Mulher - vestido branco com uma especie de véu curto da mesma cor, um cinto de pele , cor vermelho,  preto e outro em tecido  estampado. Já o noivo, trazia vestido um fato escuro (azul escuro e preto) com uma gravata colorida. As noivas calçavam sapatos variados (desde sapatilhas, chinelos de plástico etc), os homens com sapatos escuros. Os noivos também foram os protogonistas dos batismos juntamente com os seus filhos e outras pessoas pertencentes ao grupo. Os batizantes que eram crianças pequenas, jovens e adultos tambem traziam vestido roupa branca, onde as meninas adornavam a cabeça com um véu. Curiosamente, durante toda a cerimónia, tanto os noivos como os batizantes mantiveram sempre a mesma postura : cabisbaixos, e sem reação ao que se ia passando . Por vezes notava-se que adormeciam sentados, tal era a sua imobilidade.
De referir ainda, e segundo a informação dada pelo padre Onorio, que estas vestes não são as genuínas. As capulanas foram substituidas por uma imitação dos vestuário dos povos ocidentais. Esta situação  resulta do fenómeno da colonização. Depois da cerimonia que foi entoada por vozes espetaculares bem como otimos dançarinos a comunidade reuniu-se à nossa volta com muita curiosidade e alguma timidez. Foi-nos oferecido um almoço, sem direito a talheres e com o que de melhor havia: galinha, xima, e arroz. Foi uma experiência cheia de surpresas e inovação onde todos saimos satisfeitos.
                                                            por  Nélia Cardoso
Eu acrescento apenas que em  Muriko - Namulha foi o mesmo e que os véus das noivas eram cortinas. e todos usavam óculos e sombrinha ...
Vamos tentar postar fotos, logon que consigamos

Sem comentários:

Enviar um comentário