sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sexta-feira, 24 de Agosto


Iniciamos mais um dia rodeados de ambiente africano, hoje marcado por vários momentos significativos e alguns imprevistos.

O acontecimento imprevisto foi a queda do teto da escola do Alto Molucué sobre as inúmeras crianças que a frequenta. A voluntária (Nélia) teve a ocasião de presenciar este acidente e muito assustada dirigiu-se até junto dos outros voluntários para os informar e tomar medidas de pronto socorro para assistência imediata. Apesar do susto, de um modo geral, as crianças envolvidas não sofreram traumatismo, a exceção de uma delas. Pelos testemunhos da população envolvente já é a segunda vez que isto acontece.

A seguir a imagem da escola do Alto Molucué:
 
 
 
Neste dia destaca-se ainda como acontecimento especial o novo penteado ao estilo africano de uma das voluntárias (Nélia) que se submeteu aos sofrimentos de beleza (três horas) imposto pelas mãos artísticas da cabeleireira da “Barbaria da Vila da Pista velha”.  O resultado de tanto sacrifício foi uma bela obra de arte.


Igualmente importante foi o encontro com a Comunidade Religiosa, composta pelo provincial Padre Onório e os restantes Padres: Messias, Carlitos, Damião e o grupo dos nove voluntários, contando com o Rúbem e a Halszka. Desta reunião foi unânime a opinião que o voluntariado realizado por um mês, apesar de ser um tempo muito reduzido, foi muito enriquecedor ao nível da formação e crescimento pessoal para todos.

No que diz respeito ao Rubem e Halszka são os voluntários que continuarão neste projeto até Dezembro, uma vez que estão a fazer a experiência durante um ano. Estes já conhecem algumas realidades concretas de algumas famílias do bairro do Alto Molucué e já começaram a agir dando respostas a algumas problemáticas.

Relativamente a Comunidade Religiosa esta deixou o apelo para que os leigos Dehonianos, com as suas diversas competências continuem a dar apoio e vida a este projeto. Na realidade a comunidade envolvente precisa de promotores de desenvolvimento humanitário local para a sua evolução. E é com esta sugestão que finaliza-se mais um dia de voluntariado na Pista Velha no Alto Molucué- Moçambique 2012-08-25

Marlin Fernandes.

 

 

 

 

                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário