sexta-feira, 10 de agosto de 2012

E a vida continua no Alto Molócuè


Sexta-feira, dia 10 de agosto. Mais um dia começa no Alto Molócuè e logo pela manhãzinha ouvem-se os primeiros cacarejares do galinheiro improvisado para acolher as galinhas oferecidas ao D. Francisco nas suas visitas às comunidades.
Diariamente vamos tendo a actualização de crismas que o bispo vai fazendo: até agora o record já vai em 370 crismas numa só celebração (que normalmente reúne várias comunidades). E podemos dizer que a procissão ainda vai no adro, pois ele continuará a crismar até 26 de agosto.
Por isso também diariamente a população do galinheiro vai aumentando.
Mas deixemo-nos de divagações. Tal como ia dizendo logo pela manhã tivemos as laudes. Hoje um pouco mais tarde (às 6.30h) pois teremos um momento de retiro (com adoração e missa) na parte da tarde. Temos motivos de festa e o responsável é S. Lourenço pois hoje é o seu dia (é o padroeiro das nossas camacheiras Cláudia e Nélia).
Hoje não há actividades no Centro Juvenil que está encerrado para limpezas. Por isso o nosso dia foi empregue em actividades várias.
Em primeiro lugar, continuamos as nossas obras de transformação da Escolinha. Durante o dia houve oportunidade para limpar o chão, envernizar as cadeiras e mesas, comprar capulanas para as cortinas da dita Escolinha… Uma sala que está dia a dia em constante transfiguração.
Outro momento apreciado do dia foi a visita colectiva ao mercado para compra de capulanas e outras coisas comestíveis e bebíveis. Esta visita foi motivada pelo eminente aniversário de uma das nossas voluntárias, a Marlin. Nem imaginam a dificuldade que foi ter de comprar uma capulana que ela gostasse sem a própria se aperceber que era para ela!!!
O momento central do dia foi o retiro que ocorreu na parte da tarde. Neste participaram os padres da comunidade, os voluntários e alguns jovens da paróquia. Ao todo umas 30 pessoas. Constou de 3 momentos: uma reflexão sobre o Pe. Dehon e seus traços característicos, seguido por um momento de adoração e concluindo com a missa. Um tempo diferente para alimentar o nosso interior e conhecer esta fascinante figura que é o Pe. Dehon.
Para finalizar o dia, fomos dar uma volta pelo Alto Molócuè by night. Não é que haja muita coisa… mas deu para nos divertirmos jogando um bilhar na zona do Céu Azul e abanar um pouco o esqueleto na discoteca local “Escondidinho”. Eramos quase os únicos, por isso a pista ficou por nossa conta.
Como se diz em Portugal: é sexta-feira… yeah!!!

Pe. Juan

Sem comentários:

Enviar um comentário