quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Hoje foi o dia que deu por finalizada a nossa estadia no Gurué. O balanço foi muito positivo, pois conseguimos resolver muitas das solicitações que nos chegaram. Despachámos todo o trabalho ontem para que hoje se pudesse desfrutar um pouco destas paisagens lindíssimas. Acabado o pequeno-almoço preparávamos para partir, quando não é que surgem duas pessoas com portáteis na mão na esperança que ainda fossem a tempo dos nossos cuidados. Acabámos então com a sensação de que se passasse mais um dia, começaríamos a ter fila à porta pela manhã… uff. Lá fomos nós…


A ida fez-se por um caminho diferente, embora mais curto, asfalto foi coisa inexistente, pois por enquanto, só a nacional 1 o tem…


Mas valeu bem a pena, as paisagens foram lindíssimas e pudemos sentir melhor como são as comunidades nas quais fomos passando…


Impressionante ver como no meio do nada (para nós) apareciam coisas incríveis, como esta igreja…


Esta mulher a lavar a roupa num curso de água…


Ou esta comunidade de Milevane, onde se encontra uma missão que alberga actualmente 4 padres e 4 noviços, mas que também serve como local de meditação…


É também junto a esta comunidade onde podemos encontrar as irmãs do amor de Deus que produzem um muito famoso queijo de cabra. Entre elas a Irmã Emília, portuguesa que cá vive há mais de 40 anos! As irmãs são responsáveis pela existência de uma escola que tem tido muito sucesso na formação de jovens locais, e que nos fez recordar o quão importante é a educação e o valor que devemos lhe dar…



Gonçalo Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário