domingo, 4 de agosto de 2013

O inicio de uma aventura

Viajar até Africa é sempre uma aventura onde tudo se pode passar.
Escrevo esta primeira crónica em solo moçambicano, mais propriamente do Alto Molócuè, depois de passarmos mais de 48h em viagens.
Tudo se iniciou no dia 1 de Agosto, quando o grupo dos 8 voluntários se encontrou em Lisboa. Alguns já tinham chegado no dia anterior a Lisboa e outros chegaram nessa manhã.
Não poderíamos partir sem antes saudar o “big boss” Pe. Adérito e almoçamos com ele e conhecemos duas voluntárias que partiriam com ele para Lichinga (Moçambique) no dia 3 de Agosto.
Depois das últimas recomendações e algumas prendas começamos a nossa aventura.
Teriamos de correr meio mundo para chegar ao nosso destino Nampula.
Vejam lá se sabem fazer contar: Lisboa-Dubai, 8h; Dubai-Joanesburgo, mais umas 8h; Joanesburgo-Nampula, 2h e meia… pelo meio ficaram a interminável escala no Dubai de 10h e uma noite em Joanesburgo. A nossa sorte foi que em Joanesburgo tivemos direito a dormir decentemente acolhidos pelos tios da Cheila, que nos providenciaram uma rica e regada refeição, o direito a um banhinho quente e a um colchão.
Juntando a tudo isto uma viagem de carro entre Nampula-Alto Molócuè de 3h.
Conclusão: chegamos ao Alto Molócuè pelas 17.30h, já com o sol posto… cansados mas felizes.
Foi só o tempo de conhecermos as nossas instalações, e rezar vésperas juntamente com a comunidade religiosa.
O jantar já foi feito em família, com o devido acolhimento da comunidade religiosa Pe. Onorio, Pe. Carlitos e Pe. Messias, sem esquecer a Elsa, nossa voluntária permanente.
Depois do jantar e de um pequeno convívio não houve tempo para mais senão ir descansar. Apesar de alguns barulhos estranhos nas instalações dos voluntários (sapatos a bater, algumas gargalhadas e alguns ressonos), calmamente cada um foi encontrando como pode o seu merecido descanso!
Tata!

Em breve enviaremos mais noticias!

2 comentários:

  1. Ainda bem que chegara bem.
    Já estou cheia de saudades dai.
    Como esta a sala dos computadores?
    Bjs isabel

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte a todos e bem hajam... Num destes próximos anos, sou eu que me junto a esta família. Espero notícias vossas.

    ResponderEliminar