terça-feira, 27 de agosto de 2013

25º e último dia da experiência de missão no Alto Molócuè - 27 de agosto

Eis chegado o último dia da nossa estadia pelo Alto Molócuè!
É incrível como já se passaram 3 semanas… tudo em catadupa! Alguns dias pareciam que não terminavam… e agora já está a chegar ao fim!
Há um misto de sensações que nos envolve a nós voluntários que durante este mês demos o máximo para as diversas actividades! Algum cansaço (que ainda resta não só da nossa viagem ontem à Reserva Natural do Gilè mas do acumular de trabalho ao longo destas semanas), a saudade de partir e deixar pessoas que marcaram a nossa estadia aqui no Alto Molócuè (desde a comunidade religiosa até aos jovens do Centro Juvenil), o olhar para trás e ver tudo o que realizamos e não conseguimos realizar…
Por isso hoje foi um dia muito especial. A parte da manhã foi passada em algumas arrumações pessoais e a parte da tarde foi marcado por um encontro de avaliação entre os voluntários e o Pe. Onorio e pelas despedidas dos jovens do Centro Juvenil.
Para isso organizamos um pequeno lanche ao final da tarde onde houve uma espontânea e comovente partilha de experiências destas semanas. É o legado que deixamos aos jovens deste Centro Juvenil para que possam cada vez mais melhor executar a sua missão. Ficam para trás amizades que levamos nos nossos corações… e que atravessarão connosco os oceanos e continentes!
O último jantar com a comunidade foi a famosa pizza (ai que saudade vou sentir…), complementado por uma deliciosa mousse de chocolate do nosso chef Perry (também vou ter saudades das suas sobremesas).
E quando tudo parecia acabado, entre as fotos com alguns jovens que se demoravam pelo Centro Juvenil e últimos abraços… eis que chega a derradeira surpresa da noite. Todos os voluntários receberam da comunidade religiosa e da Elsa (que também foi emprestada durante este ano à comunidade religiosa do Alto Molócuè) uma oferta muito sentida: uma pedra rosa e uma tradicional cesta para joeirar. Isto complementado por uma mensagem pessoal de cada um dos padres e uma lista de frases do Pe. Dehon que a Elsa deu a cada um de nós.
Para que tudo isto ficasse registado tiramos a derradeira foto de família… que a seu tempo será partilhada!
O Pe. Messias escreveu de seu punho uma mensagem pessoal a cada um dos voluntários.
O Pe. Onorio partilhou com cada um uma frase da Sagrada Escritura, que lhe dá a motivação para ser missionário: “Não é que eu procure dádivas: o que eu procuro é o fruto abundante que delas resultará para vós” (Fil 4,17).
O Pe. Carlitos partilhou com cada voluntário um provérbio lomwe.
Partilho o meu: “Yorwa Ti Yorowa” (O que vem volta para de onde veio). Este provérbio tem 2 sentidos muito profundos. Em breve regressarei de onde vim (Portugal) levando comigo um legado de experiências que me enriqueceu. O segundo sentido é que sendo já a quarta vez que cá venho, este foi mais um regresso, diferente de todos os outros! Espero voltar a África… e especificamente a esta comunidade do Molócuè que a mim me diz tanto! Só Deus sabe!

E assim concluímos o nosso registo diário! Nos próximos 3 dias será para disfrutar das belas paisagens da Ilha de Moçambique e Chocas! Um momento nosso… só para nós! Bem o merecemos!

Levamos na mala sonhos para próximos projectos no Molócuè que a seu tempo serão conhecidos!

A todos aqueles que nos seguiram diariamente, quer familiares dos voluntários e amigos, o nosso grande obrigado por todo o apoio ao longo de todo o ano para que esta experiência se realizasse!
E tal como saúdam aqui as crianças… um grande TATAAAAAAAAAAAAAA para todos!

Pe. Juan

Sem comentários:

Enviar um comentário