domingo, 25 de agosto de 2013

23º dia - 25 de agosto

5h … ouvi barulho e vozes dos hóspedes porque a casa esteve cheia devido à peregrinação e festa na Igreja do Contestável, em Malua.
6h30/7h00 - Eu e a Diamantina levantamo-nos, fomos tomar o pequeno almoço, quando chegámos à sala já estavam todos sentados à execepção da Ana Paula, chegou vakina atrasada.
Comemos um repasto, com bolo de tangerina e bombons de caramelo feitos pelo Chef Perry.
7h45 – Preparámo-nos para irmos novamente para Malua, para a ordenação de um padre, porém a Diamantina ficou (umass dores no pescoço e ombro) e a Ana Paula, vekina e por causa do ekakela do face não foi.
A carrinha conduzida pelo Padre Onório ficou logo apinhada de gente à frente e na carroçaria aberta. Segundo soube, o condutor arrancou e não é que a Elsa e uma senhora caem abruptamente no chão. A Elsa magoou-se na anca e está a inflamatório, senhora não sei. Eu já fiquei preocupada e não fui para Malua. Mas também não podia ir porque a carrinha seguinte, conduzida pelo Padre Messias ficou imediatamente amontoada de gente. Portanto fiquei por cá e aproveitei para ler o livro Na berma de nenhuma estrada, do Mia Couto.
12h30 – Almoçamos, mas éramos pouquinhos, cinco, quando habitualmente temos uma mesa como a última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Entretanto os que tinham ido a Malua chegaram da prolongada missa, 4 horas de eucaristia, mas valeu a pena pois as missas são muito atractivas e participativas (cantam e cantam em elou). 
A Cheila enquanto esteve na missa aproveitou para ir fazer marrabas (tranças rentes ao couro cabeludo) no cabelo contudo fez poucas porque magoa bastante ao entrançar, apertam muito pois o cabelo de mucunha é escorregadio.
13h45 – Hoje, fizemos como os locais, fomos descansar como fazem os habitués Ana Paula e Padres e todos regozijamos com um belo dolce fare niente.
16h30 – Uns foram às compras para a confecção do lanche de despedida para os jovens mais ativos do Centro Juvenil. Pensámos num lanche europeu, sandes de atum, com alface e tomate; outras com queijo e fiambre; uma fatia de bolo e um refrigerante com gás.
18h – Só uma alminha é que apareceu, o Artácio, mais ninguém veio porque ficaram a xonar pois muitos passaram a noite em claro, estiveram em vigília. Então a comida comprada ficará para os lanches de amanhã.
18h45 – Como chegaram três hóspedes, o Padre Onório pediu voluntários para limpar os quartos, então eu, a Nanda e a Ana Paula, eheh, vestimo-nos de empregadas de limpeza e toca a fazer a faxina à nossa maneira, sempre supervisionadas pelo boss.
19h15 – Jantar, domingo à noite, sopa de abóbora, pizzas e cerveja, e para sobremesa, ananás.
Ficámos um pedacinho à conversa, sobre Moçambique, com os hóspedes.
20h30 – Hora do Vitinho porque amanhã o despertar será às 5h30 para partirmos às 6h para o Gilé, à procura de animais selvagens, eheheh.
Ps: Não há foto, há-de vir.

Graça Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário