domingo, 11 de agosto de 2013

9º dia de aventuras pelo Alto Molócuè - 11 de Agosto

Dia 11, mais uma aventura, mas antes tenho que começar com a véspera deste mesmo dia no nosso quarto a Cheila teve que lavar as sandálias, então  colocou-as no bidé, mas claro que estavam sempre a boiar, então a Cheila encaixou  desde os desodorizantes a uma garrafa de água, bem foi só risada da boa, depois nada daquilo saia, era tão simples, só mexer num botão atrás do bidé para que a agua saísse, uma diversão  completa.
Agora depois desde belo momento, vamos ao dia de hoje, logo antes das 7h da manha, tomamos o matabicho, fomos logo às Comunidades, havia um casamento, os rituais, eram lindos, muita música, palmas dança, os noivos vêm-se logo, não tem nada haver com a nossa cultura, a noiva não tira os olhos do chão, o noivo esse estava bem disposto, depois de toda a cerimonia feita junto ao altar, tb para nós nada disto é assim. Os noivos beijam-se na boca colocam as alianças, logo a seguir vão para suas casas para a festa. A missa foi toda dada em Lomué.
Uma outra coisa que me surpreendeu, foi que as crianças choravam quando viam as máquinas fotográficas, aqui no Molocué, correm para tirar fotos, a Cheila estava curiosa, com toda esta situação e perguntou aos habitantes, o que eles responderam que nunca tinham visto um BRANCO.
Depois para todos nós voluntários, fizeram um almoço rico (porco preto, galinha, carne, arroz amarelo e Chima) estava tudo tão bom, comemos tudo isto dentro da Igreja. Logo a seguir eu fui com o Padre Carlitos a outra Igreja, o resto dos voluntários ficaram para assistir ao jogo de futebol.
Para acabar este dia maravilhoso, já nos disseram que não vamos dormir, toda a noite vamos ter música aos berros, então será melhor juntarmo-nos a eles, ahahahaha.

Estamos cansados mas muito felizes.

Ana Paula

1 comentário:

  1. bem, parece estar a correr na maravilha.
    Vou hoje embora para Itália. Logo que lá chegar retomo o contacto. Bjs Parabens

    ResponderEliminar