sábado, 10 de agosto de 2013

Dia 6 - 8 de Agosto de 2013

O dia 8 de agosto começou pelas 6 da manhã com as orações, seguindo-se de um belo mata-bicho para aguentar o dia. A partir das 9 horas começaram os cursos e cada voluntário dirigiu-se ao seu “posto”.
A Fernanda e a Cici tiveram uma experiência diferente, foram dar uma formação sobre bijuteria, numa escola a 25 km do Centro. O caminho é bastante íngreme e de terra batida, pelo meio do mato. A ida foi feita numa carrinha de caixa aberta e a vinda foi uma verdadeira aventura para uma voluntária, veio de mota com um habitante local.
Na escola fomos recebidas, com bastante admiração, por todos os alunos e professores. A escola do primeiro ciclo era feita de canas de bambu e palha, não tinha bancos, nem mesas para escrever, mas todos estavam bastante atentos à professora.
Na formação ensinamos a fazer brincos, colares e pulseiras e eles ensinaram a fazer chinelos.
De volta ao Centro, os voluntários confecionaram caldo verde (sem chouriço) para o jantar, o qual todos apreciaram. Depois da refeição fomos, pela primeira vez, passear pela comunidade à noite. Algumas ruas têm iluminação e outras encontram-se completamente às escuras, tivemos que levar lanternas. Foi um belo passeio!!
Chegados ao Centro, partilhamos os melhores momentos do dia e fomos descansar.


Fernanda

Sem comentários:

Enviar um comentário