quarta-feira, 24 de julho de 2013

Apresentação dos elementos do grupo "Agosto 2013" - Pe. Juan Noite

Olá amigas e amigos...
Falta praticamente 1 semana para que mais um grupo de 8 pessoas rume a Moçambique, mais concretamente à provincia da Zambézia, cidade do Alto Molócuè, para mais uma experiência de missão.
Nos próximos dias faremos então a apresentação de cada um dos elementos deste grupo, um em cada dia... apresentação feita em modo de auto-retrato.
E como alguém tinha de dar o exemplo... aqui vou eu!


Meu nome é Juan Noite e sou sacerdote religioso dehoniano há quase 12 anos! Nome provindo da terra dos Miras (como se diz em bom madeirense) onde nasci há 40 anos!
Desde 2003 tenho trabalhado no Colégio Missionário, passando pela pastoral juvenil, pastoral vocacional e formação!
Além disto, estou envolvido desde 2005 no projecto da ALVD aqui na Madeira! Tudo começou em finais de 2005 quando alguém me lançou um repto: formar um grupo de voluntários para fazer uma experiência missionária em Moçambique. Juntamente com uma voluntária que já lá tinha estado (a Ana Luisa) e lançando o desafio a outros que já conhecia na Madeira, assim se formou o primeiro projecto de missão a Moçambique, com um número "profético": os 7.
A partir dessa experiência em Agosto de 2006 nascia o núcleo da ALVD na Madeira...

Podemos dizer que não sou novato nestas experiências, pois esta será a 4ª vez que acompanho um grupo a Moçambique (2006, 2009, 2012 e 2013).

O que lá vou realizar durante este mês... um pouco de tudo. Desde a coordenação do grupo de voluntários, estar disponível para ajudar os voluntários em tudo o que for necessário e sobretudo ajudar na formação religiosa do grupo juvenil do Centro Juvenil Padre Dehon... estar disponível para apoiar a comunidade religiosa em tudo o que for necessário, desde confessar, preparar algum encontro específico, celebrar em alguma comunidade quando necessário!
Embora esta seja a 4ª vez que participo, cada vez é sempre diferente da anterior pois os voluntários são diferentes e isso torna cada experiência de missão única e irrepetivel!

Lembro como se fosse hoje quando o ano passado cheguei a uma comunidade e  um dos locais partilhou a sua alegria pela nossa presença pois significava que não nos tinhamos esquecido deles!
Cada projecto de missão é uma continuação... um trabalho que herdamos de grupos anteriores e só assim nesta continuidade se constrói um projecto sólido e se transformam as realidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário